Propostas e debates marcam a 2ª reunião da Câmara Sênior

Aconteceu na noite desta terça-feira, 16 de maio, a segunda reunião da Câmara Sênior da Escola do Legislativo “Historiador Benefredo de Sousa”. O projeto de formação política visa promover a terceira idade em Três Corações e articular políticas públicas voltadas para os idosos.

Com presença de 14 dos 15 vereadores seniores, a sessão foi marcada por debates intensos. Os vereadores seniores deliberaram sobre a condução das sessões, discutiram o significado da própria condição de representantes de entidades e seguimentos da sociedade, propuseram e votaram indicações e requerimentos de informações.

O vereador sênior Marco Cupollilo sugeriu que o colegiado estude a viabilidade da criação, em Três Corações, de uma escola de educação básica para quem tem mais de 60 anos. Seus pares aprovaram a ideia e contribuíram para torna-la mais viável. Eles discutiram a necessidade de elaboração de um projeto que contemple a previsão orçamentária e a inserção do serviço no conjunto dos serviços públicos de educação oferecidos na cidade.

Por sua vez, o vereador Paulo Tavares requereu que a Prefeitura informe à Câmara Sênior todas as leis e regulamentações editadas para atender, no município, as imposições do Estatuto do Idoso.  Para o vereador, a medida é importante para orientar a produção de propostas pela Câmara Sênior.

Em busca de soluções de mobilidade urbana, o vereador Otair Resende sugeriu a redução das mãos de direção que confluem no final da rua José Vinagre, na altura do acesso à praça José Ribeiro, onde veículos procedentes de três vias disputam o espaço exíguo da esquina. Para expor o problema, o vereador sênior apresentou a proposta em vídeo e croqui.

Outras proposições foram aprovadas na sessão de ontem. Elas serão apresentadas à Câmara de Vereadores para providências e tramitação.

Com a colaboração da Câmara Sênior o legislativo municipal tricordiano está inovando a elaboração de políticas públicas para a terceira idade.

A próxima reunião será no dia 29 de maio, às 19h00, no Plenário da Câmara Municipal. Participe!