Comissão de Saúde recebe resposta do Hospital São Sebastião sobre falta de soro antiofídico

Após episódio que resultou na morte de uma mulher, no Hospital São Sebastião, por suposta falta de soro antiofídico, a Comissão de Saúde da Câmara Municipal enviou oficio à Fundação Hospitalar solicitando esclarecimentos sobre o caso.

Em resposta ao ofício 10/2018, a Fundação Hospitalar São Sebastião informou sobre a mais recente orientação da Unidade de Toxicologia do Hospital João XXII - Centro de Informações e Assistência Toxicológica (CIAT-BH) acerca de nova rotina para manutenção e utilização de soro antiofídico.

O documento enviado pelo hospital à comissão explica ainda que, em virtude da suspensão da produção deste tipo de soro pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), o medicamento tem sido produzido de forma parcial, o que estaria levando a um quadro de desabastecimento em municípios sob a jurisdição da Superintendência Regional de Saúde de Varginha.

Ainda segundo a Fundação Hospitalar São Sebastião, em caso de acidentes, os profissionais devem estabelecer contato com o ponto de atenção mais próximo onde haja disponibilidade de soro antiofídico. Caso a condição clínica do paciente permita que ele aguarde a chegada do medicamento, uma equipe deve buscar o soro. Se o estado clínico não permitir a espera, a orientação é para que seja realizada a transferência hospitalar do paciente, que já deve estar devidamente cadastrado no Sistema SUS Fácil.