Câmara recebe Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais

A Câmara Municipal recebeu, na tarde desta quarta-feira (21 de fevereiro), a visita técnica do chefe de Relações Institucionais da Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais, Murilo Ferreira da Silva. Participaram da reunião o presidente da Câmara, vereador Maurício Gadbem, o vice-presidente, vereador Werbinho, os vereadores Eder da TNT e Ricardinho do Gás, além de servidores da Casa.

Na reunião, foram apresentados os esforços para fomentar a criação de um sistema integrado de ouvidorias em Minas Gerais. A Câmara foi convidada a participar de um congresso sobre o tema, em abril, em Belo Horizonte.

Ainda no encontro desta quarta-feira, foram discutidas a forma de provimento para o cargo de ouvidor e a baixa adesão dos municípios mineiros à cultura de abertura de ouvidorias. De acordo com Murilo da Silva, uma pesquisa revelou que apenas 15% das cidades com mais de 10 mil habitantes possuem o serviço ativo no estado. Em Três Corações, embora exista, o serviço atualmente não está ativo.

Para o presidente da Câmara, “as ouvidorias são instrumentos importantes de participação popular, que devem ser incentivados e desenvolvidos”. Maurício Gadbem se comprometeu a promover a revisão legislativa necessária para que a ouvidoria municipal tricordiana volte a funcionar em breve.