Câmara participa de ciclo de palestras da Receita Federal

A Câmara Municipal, representada por seu presidente, vereador Maurício Gadbem, participou do ciclo de palestras organizado pela Delegacia da Receita Federal em parceria com os Núcleos de Apoio Fiscal – NAF do Sul de Minas. O evento, realizado nessa terça-feira (20 de fevereiro), no auditório da Unincor, registrou ainda a presença do vereador Carlos Pinheiro.

Os temas apresentados foram a doação de parte do valor devido de Imposto de Renda Pessoa Física ao Fundo para Infância e Adolescência (FIA) do município e também o programa do Imposto de Renda Pessoa Física 2018. As palestras foram ministradas pelo delegado da Receita Federal em Varginha, Alessandro Martins dos Santos Rocha, e pelo auditor fiscal Carlos Márcio Ortiz Pereira.

Em conversa com os representantes da Receita, o presidente da Câmara foi informado de que o potencial de arrecadação do FIA pode chegar a 900 mil reais em Três Corações. Entretanto, ainda segundo os palestrantes, o valor arrecadado em 2017, no município, foi de 42 mil. Eles acreditam que o quadro pode ser revertido caso contribuintes tenham mais acesso a informações sobre como doar ao fundo.

Uma boa notícia divulgada durante o ciclo é de que será inaugurado um escritório do Núcleo de Apoio Fiscal, em Três Corações, no próximo mês de maio. A iniciativa é uma parceria entre Receita Federal e o curso de Ciências Contábeis da Unincor, conforme explicou a delegada seccional do Conselho Regional de Contabilidade, Talilian Borges.

Vale ressaltar que a Câmara Municipal, comprovando a importância do FIA, já aprovou diversos projetos de lei que beneficiaram entidades assistenciais tricordianas com destinação de recursos do fundo.