Câmara recebe visita de vereador de Luminárias

A Câmara Municipal recebeu, na tarde desta quinta-feira (25 de janeiro), a visita do vereador Rodrigo Carvalho de Paula, mais conhecido como Rodrigo da Farmácia, da cidade de Luminárias (MG). Ele se reuniu com o presidente da Câmara tricordiana, vereador Maurício Gadbem. Participaram, também, a diretora-geral da Casa, Maria Terezinha dos Santos, e o coordenador cultural da Escola do Legislativo, Roberto Iemini de Carvalho. O objetivo da visita foi conhecer projetos desenvolvidos em Três Corações, que possam servir de modelo para experiências semelhantes naquela cidade.

A CPI da Copasa foi o assunto central da conversa. O vereador Rodrigo da Farmácia falou sobre dificuldades enfrentadas nos serviços de captação, tratamento e distribuição de água em Luminárias, onde uma Estação de Tratamento de Água foi inaugurada, há dois anos, com investimento de cerca de um milhão de reais. Ainda de acordo com o vereador, um dos principais problemas decorrentes do funcionamento inadequado da ETA é o alto índice de verminoses registrado na cidade.

Sobre o tema, Maurício Gadbem explicou que, em Três Corações, foi constituída uma comissão parlamentar de inquérito para investigar a atuação da Copasa na prestação dos serviços de saneamento básico no município. Ele falou, ainda, sobre o movimento regional de Câmaras contra a companhia, que já teve como resultado efetivo uma representação no Ministério Público por conta do descumprimento da Lei Piau por parte da Copasa.

Outro projeto discutido no encontro foi o Parlamento Jovem, desenvolvido pela Escola do Legislativo da Câmara tricordiana em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O PJ investe na formação política e cidadã de alunos do Ensino Médio e, neste ano, terá como tema a “Violência contra a mulher”. O presidente comentou, também, sobre a “Câmara Sênior”, que será iniciada em 2018, com trabalhos voltados aos cidadãos idosos.

Ao final da reunião, o vereador de Luminárias disse que retornará, junto com outros colegas, para acompanhar Sessões da Câmara de Três Corações.

(Nota editada em 30 de janeiro de 2018, às 17h20)