Câmara confirma participação no Parlamento Jovem 2018

A Câmara Municipal oficializou sua participação na edição de 2018 do “Parlamento Jovem de Minas”. O termo de adesão foi assinado pelo presidente da Casa, vereador Maurício Gadbem. Este será o terceiro ano em que a Câmara tricordiana participa do projeto, que é de iniciativa da Assembleia Legislativa em parceria com a PUC-Minas.

No início do período letivo, em fevereiro, a equipe da Escola do Legislativo “Historiador Benefredo de Sousa” visitará escolas públicas e privadas de Três Corações para apresentar o Parlamento Jovem aos estudantes do ensino médio. A partir da manifestação de interesse dos alunos, as escolas indicarão seus representantes no projeto.

Em 2018, o PJ de Minas discutirá a questão da violência contra a mulher. Para orientar os trabalhos, a temática foi dividida em três subtemas:

•       Violência doméstica e familiar
  •      Violência nos espaços institucionais de poder
  •      Violência e assédio sexual

A dinâmica dos trabalhos prevê uma etapa inicial de preparação, quando serão promovidos estudos, debates e palestras para colocar os jovens parlamentares em contato direto com o tema. Posteriormente, orientados pela equipe coordenadora, eles elaborarão propostas legislativas que serão analisadas e votadas em plenárias municipal, regional e estadual.

Os 88 municípios mineiros que aderiram à edição deste ano do Parlamento Jovem foram divididos em polos regionais de trabalho. Três Corações será responsável pela coordenação do Polo Sul de Minas 3, que conta, ainda, com a participação de Alfenas, Lavras, Nepomuceno, Paraguaçu, Santana da Vargem, Três Pontas e Varginha.

Com esta iniciativa, a Câmara de Três Corações reitera seu compromisso em investir na formação política e cidadã de jovens como forma de construir uma sociedade mais justa, democrática e participativa.