Câmara adere à campanha “Dezembro Vermelho”

A Câmara Municipal já está no clima do “Dezembro Vermelho”! Se você acha que a cor remete apenas à chegada do período de Natal, saiba que o significado da campanha é outro.


Na realidade, 1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, mas o mês inteiro será dedicado a ações direcionadas à prevenção e ao enfrentamento da doença. Para isso, a campanha de conscientização estimula, entre outras medidas, a intensificação da realização de testes rápidos para detecção do vírus HIV, destacando a necessidade do diagnóstico ainda no estágio inicial.


O “Dezembro Vermelho” bate na tecla da prevenção, mas também traz à tona a questão do tratamento. Para pessoas que convivem com o vírus, a campanha ressalta uma série de iniciativas que podem garantir a qualidade de vida dos soropositivos, como a prática regular de exercícios físicos, orientada por especialistas.


Dados do Ministério da Saúde revelaram aumento de aproximadamente 4% no número de casos de HIV em 2016 (em comparação com o ano anterior). Entretanto, o número de casos de pessoas notificadas com Aids diminuiu cerca de 5% no mesmo período. As informações podem parecer contraditórias, mas a explicação é simples: o HIV é notificado no momento do resultado do teste, se positivo; já a Aids é notificada se o indivíduo aparece no hospital com alguma doença oportunista (como câncer ou infecções) ou com imunidade muito baixa.


Em termos mundiais, os números soam mais alarmantes: a cada 17 segundos, uma pessoa no mundo se infecta com o vírus HIV, sendo que a epidemia de Aids já provocou a morte de 35 milhões de pessoas.


A cidade de Três Corações conta com um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), onde é possível, a qualquer momento e gratuitamente, a realização de testes para detecção do vírus HIV. Em caso de necessidade, o próprio centro já encaminha o paciente para ações de tratamento.


Aproveite a oportunidade do “Dezembro Vermelho” para se informar e esclarecer dúvidas sobre o assunto. O conhecimento é fundamental para acabar com preconceitos que ainda se mantêm na sociedade. E lembre-se: a prevenção é sempre o melhor caminho!