Simpósio “Desafios da Gestão Pública” discute orçamento participativo

O 1º Simpósio Sul Mineiro “Desafios da Gestão Pública” promoverá mais uma palestra, na próxima quinta-feira (9 de novembro), às 19 horas, no Plenário da Câmara Municipal. O tema em destaque neste mês é “Orçamento Participativo”.

A palestra será ministrada pelo professor Gabriel Rodrigo Gomes Pessanha, da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) – Campus Varginha. Ele é doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras (Ufla) e tem experiência nas áreas de finanças, economia industrial e governança corporativa.

O orçamento participativo permite que o cidadão participe ativamente das decisões da administração pública e ajude a definir os rumos dos municípios. Neste sentido, trata-se de um importante instrumento de complementação da democracia representativa e de estímulo ao exercício da cidadania. Na ideia de orçamento participativo, por exemplo, a população decide sobre prioridades de investimentos em obras e serviços públicos.

De iniciativa da Câmara de Três Corações, por meio da Escola do Legislativo “Historiador Benefredo de Sousa”, em parceria com Unifal e Associação Brasileira de Câmaras Municipais, as palestras e debates do simpósio são conduzidos por mestres e doutores que possuem ampla e significativa produção científica na área de gestão pública.

A programação é gratuita e certifica-se a participação. Acompanhe e fortaleça seu papel na construção de uma cidade mais justa e democrática.