Câmara entra no clima do “Novembro Azul”

A ideia de que homem não vai ao médico é um preconceito do passado. Por isso, depois do “Outubro Rosa”, agora é a vez do “Novembro Azul”! A campanha de conscientização busca chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção e do tratamento do câncer de próstata.

No espírito do “Novembro Azul”, a Câmara Municipal, a partir desta terça-feira (7 de novembro), disponibilizará uma arte especial para que você use o tema da campanha em seu perfil no Facebook. Fique ligado e participe!

O movimento do “Novembro Azul” teve início na Austrália, no fim da década de 1990. A escolha do mês se deu por ser em 17 de novembro a data em que se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. No Brasil, a campanha, que já faz parte do calendário nacional de prevenções, foi trazida pelo Instituto Lado a Lado pela Vida.

Além de alertar sobre a necessidade da realização de exames para monitorar a próstata a partir dos 50 anos, a campanha esclarece que o diagnóstico precoce da doença aumenta consideravelmente a possibilidade de êxito no tratamento. O oncologista Fernando Maluf, um dos mais renomados do país, destaca que quem faz o exame tem de 80% a 90% de chances de cura.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, o câncer de próstata é o mais comum entre homens e o segundo que mais mata no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pulmão. Dados do Instituto Nacional do Câncer apontam cerca de 60 mil novos casos da doença, no país, em 2016/2017.