Conferência de lançamento do Plano Diretor será realizada nesta quarta-feira

A 1ª Conferência do Plano Diretor Municipal de Três Corações será realizada nesta quarta-feira (25 de outubro), a partir de 8 horas, no Salão Nobre da Universidade Vale do Rio Verde (Unincor). O evento marcará o lançamento dos trabalhos de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental.

O Plano Diretor é o instrumento que orienta a ocupação do espaço urbano, sendo, portanto, ferramenta essencial ao desenvolvimento dos municípios. Em Três Corações, está sendo promovida a revisão do plano para vigência no período de 2016 a 2026.

A participação popular na conferência é de grande relevância, já que, além da realização de debates e oficinas sobre o assunto, serão também tomadas importantes decisões para o andamento dos trabalhos de revisão do Plano Diretor.

A programação da conferência inclui, no período da manhã, uma palestra de abertura com o tema “Plano Diretor e instrumentos de planejamento e gestão territorial”, seguida por debates e pela apresentação do plano de trabalho, que ficará a cargo de técnicos do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), instituição contratada para elaboração e execução da revisão do Plano Diretor tricordiano.

No período da tarde, haverá eleição e posse dos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (Comdur), órgão consultivo e fiscalizador que tem por objetivo assessorar o município em assuntos relativos ao planejamento e desenvolvimento urbano e ao Plano Diretor. Entre as atribuições do conselho, estão propor diretrizes básicas para a revisão do Plano Diretor, acompanhar sua implementação e sugerir alterações que julgar necessárias; verificar o cumprimento da legislação urbanística, apontando aos órgãos competentes eventuais irregularidades; e solicitar a realização de estudos e pesquisas referentes às questões urbanas consideradas relevantes para a população.

Em seguida, serão realizadas oficinas temáticas com a proposta de promover capacitação técnica à comunidade, de forma que todos os cidadãos possam acompanhar e participar ativamente do processo de revisão do Plano Diretor. Os temas das oficinas serão mobilidade urbana e transporte; meio ambiente; saneamento básico; habitação; e uso e ocupação do solo (urbano e rural).

A Câmara Municipal convoca toda a população tricordiana a fazer parte deste importante momento, que irá definir, em grande medida, os rumos de nosso município pelos próximos 10 anos.