Servidores da Câmara participam de curso de atualização em gestão pública

Servidores que atuam nas diretorias Administrativa, Financeira e Jurídica da Câmara Municipal participam, ao longo desta semana, de mais uma etapa do curso de atualização em gestão pública. O conteúdo programático, dividido em blocos temáticos, está sendo trabalhado desde agosto para formação continuada dos servidores da Casa.

A iniciativa tem como fundamentação legal uma instrução normativa elaborada pela atual gestão da Câmara para oferecer treinamento e capacitação técnica aos servidores.

OBJETIVOS

O curso tem como objetivos principais habilitar servidores das referidas áreas para a prática e o exercício de funções técnicas de cada setor administrativo; oportunizar o compartilhamento de informações e atividades dos diferentes setores para qualidade do trabalho; atualizar conhecimentos e técnicas da esfera administrativa da Casa; e possibilitar reflexão ética sobre a importância dos servidores públicos da Câmara.

METODOLOGIA

A metodologia utilizada no curso inclui realização de atividades como estudos em grupo, leituras de fundamentação, técnicas e legislação atualizada, palestras e vídeos, apresentação de casos concretos bem-sucedidos e discussões de propostas.

BLOCOS TEMÁTICOS

O conteúdo programático do curso prevê abordagem de temas diretamente relacionados à realidade da atuação dos servidores na Câmara. Os blocos temáticos abrangem conceitos de gestão pública financeira; gestão pública administrativa; controle interno na administração legislativa; compras, licitações e contratos; relação e comunicação na administração da Casa; gestão e governança; e tecnologia e gestão pública.

Com atividades previstas até dezembro, o curso de atualização em gestão pública reforça o comprometimento da Câmara Municipal em investir na formação técnica de seus servidores, para que participem ativamente da construção de um Legislativo forte, independente, dinâmico e participativo.