Parlamento Jovem debate conscientização sobre doenças sexualmente transmissíveis

Em Sessão realizada na noite dessa terça-feira (17 de outubro), o Parlamento Jovem assistiu a uma palestra sobre Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. A apresentação foi feita pelo psicólogo Omar Matos Rocha, do Centro de Testagem e Aconselhamento de Três Corações.


Além de falar sobre características e formas de manifestação das doenças, o palestrante fez um alerta em relação à importância da prevenção nas relações sexuais. Ele também explicou como é feito o teste para detecção do vírus HIV. Após sua apresentação, o psicólogo esclareceu dúvidas dos jovens parlamentares.


O convite para a palestra partiu do presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes, vereador Eder da TNT. A ideia é que, a partir do compartilhamento de informações, os integrantes do PJ promovam iniciativas de conscientização junto a outros jovens, sobretudo no ambiente escolar.


Dados do Ministério da Saúde apontam crescimento de 85% no número de casos de HIV/Aids entre jovens de 15 a 24 anos, nos últimos 10 anos. A estatística reforça, ainda mais, a necessidade da conscientização sexual nessa faixa etária.


O Parlamento Jovem é um projeto de formação política para estudantes de ensino médio, promovido pela Escola do Legislativo “Historiador Benefredo de Sousa” em parceria com Assembleia Legislativa de Minas Gerais e PUC-Minas.