CPI da COPASA avança na Câmara Municipal

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instituída pela Câmara para apurar a atuação da Copasa na prestação dos serviços de saneamento básico em Três Corações, está registrando avanços em seus trabalhos.

Como ponto de partida, os vereadores Ricardinho do Gás e Eder da TNT foram escolhidos, respectivamente, presidente e relator da comissão. Em seguida, na elaboração do plano de trabalho, foi definido que serão avaliados, primeiramente, todos os contratos da Copasa com o município. Paralelamente, também para análise da comissão, estão sendo solicitados mapas de esgotamento sanitário e fornecimento de água.

Em outra frente, a comissão estuda a possibilidade de contratação de assessoria técnica para realização de pesquisas acerca da qualidade da água e do tratamento de esgoto oferecidos aos cidadãos tricordianos. Atualmente, em relação ao serviço de esgotamento sanitário, a população paga 90% sobre o preço da água (quando atendida por estação de tratamento) e 50% (apenas para coleta de esgoto).

Na última reunião, realizada na semana passada, foi confirmada a notificação à Copasa sobre o início dos trabalhos da CPI. Além disso, os contratos firmados entre o município e a companhia foram requisitados à Prefeitura.

Nesta semana, a comissão irá deliberar sobre a forma de contratação da consultoria técnica. Na reunião será apresentado, ainda, um panorama de cidades mineiras que se mobilizaram para debater os serviços prestados pela Copasa e, desta maneira, obtiveram êxito em iniciativas semelhantes à que está sendo proposta em Três Corações.

A CPI da Copasa se reúne às quintas-feiras, às 13 horas, na Câmara Municipal.