Agência ambiental desenvolve projetos para recuperação de nascentes de água no sul de Minas

A Promotoria de Justiça do Meio Ambiente da Bacia do Rio Grande, com sede em Lavras, em parceria com a Agência Regional de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Branco (ARPA), está desenvolvendo o projeto “Proveráguas”, cujos objetivos principais são a proteção e recuperação de nascentes de água na região.  Na manhã desta sexta-feira (6 de outubro), a cidade de Jacutinga teve uma de suas nascentes contemplada pelo trabalho ambientalista.

De acordo com o coordenador das promotorias de justiça do Meio Ambiente da Bacia do Rio Grande, Dr. Bergson Cardoso Guimarães, existe, no Brasil, a cultura de não se levar em consideração a necessidade de investimentos na preservação de nascentes de água.

A nascente em Jacutinga, que passa a receber cuidados permanentes, teve sua proteção viabilização pelo sistema de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA), um mecanismo público que repassa recursos e proporciona condições materiais para que proprietários de terras recuperem e preservem o capital natural existente nas propriedades.

Em Três Corações, a ARPA desenvolve o projeto “Cílios d’Água”, que tem como meta a recuperação integral da mata ciliar do Rio Verde no município. No último mês de março, integrantes da agência ocuparam a Tribuna Popular da Câmara para apresentar o projeto aos vereadores e à comunidade.

Atualmente em fase de captação de verbas, a equipe responsável pelo “Cílios d’Água” busca apoio de empresas tricordianas e de proprietários de terras localizadas às margens do Rio Verde.