“Desafios da Gestão Pública” discute regime próprio de Previdência

O 1º Simpósio Sul Mineiro “Desafios da Gestão Pública” promoveu mais uma atividade, na noite dessa quinta-feira (5 de outubro), no Plenário da Câmara. A palestra, que discutiu o tema “Regime Próprio de Previdência Social”, foi ministrada pelo professor mestre Leonardo Henrique Costa, da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) - Campus Varginha.

Inicialmente, o professor explicou que profissionais de sua área de atuação – a ciência atuarial – utilizam conhecimentos e cálculos para elaboração de planos de seguro e de previdência, além da realização de outras operações financeiras que envolvem riscos e expectativas.

Neste sentido, segundo o palestrante, fatores como composição familiar, idade de adesão ao sistema público de benefícios e idade presumida de aposentadoria devem ser considerados nas análises, principalmente em casos de administração de seguros e fundos de pensão.

Após sua exposição, o professor Leonardo esclareceu dúvidas do público presente, que contou com a participação da presidente do Instituto de Previdência Municipal de Três Corações (Iprecor), Fani Rose Moura.

Promovido pela Câmara de Três Corações em parceria com Unifal e Associação Brasileira de Câmaras Municipais (Abracam), o simpósio destaca assuntos relevantes e atuais na área de gestão pública. A próxima palestra, sobre “Orçamento Participativo”, será realizada no dia 9 de novembro, às 19 horas.