Dia do Vereador

O Dia do Vereador é comemorado todo dia 1º de outubro.

O Dia do Vereador foi instituído através da Lei Federal nº 7.212, de 11 de julho de 1984.

O Decreto de Lei definiu o dia 1º de outubro como Dia do Vereador, porque foi nesta data que o Imperador do Brasil D. Pedro I oficializou as normas que definiram o cargo de vereador no país.

O vereador possui um papel importantíssimo no município em que atua.

Ele é o elo entre a população e o Poder Executivo.

Seu papel é o de mostrar os problemas da comunidade e buscar providências junto aos órgãos competentes.

Mas não é só isso!

O vereador é o fiscal do dinheiro público; é o legítimo representante do povo.

Muitas vezes faz o papel de assistente social, advogado, comunicador etc.

Nos diversos papéis do vereador, a coragem de concordar com o que considerar certo e discordar do que considerar errado, priorizando o benefício coletivo, deve e tem que ser o mais importante.

Fazemos parte do Poder Legislativo Municipal, que é independente e não pode ser comparado a uma sucursal da Prefeitura.

Temos que ter independência e harmonia com o Poder Executivo, nunca submissão.

Somos o para-choque da sociedade, somos os agentes políticos mais próximos dos cidadãos.

Somos, se unidos, a maior força política do Brasil e da América.

Somos mais de 57.900 vereadores.

Não podemos ser considerados cabos eleitorais de luxo de prefeitos e deputados.

Vamos exigir, com união, trabalho e responsabilidade, maior autonomia e respeito ao nosso cargo.

Podemos, sim, fazer a diferença. Basta mudarmos as atitudes.

Qualificação e preparo são as palavras que devem nos reger para um futuro promissor.

Não sejamos, na política, os analfabetos.

Não sejamos submissos, mas sim independentes como membros de um Poder que pode e dever fazer mais.

Parabéns a todos os vereadores que cumprem seus papéis de fiscalizadores e representantes do povo, que são comprometidos com o município e com nossa população.

Três Corações, MG, 2 de outubro de 2017

Vereador Jorge Machado/PPS