Saúde pública em debate na 31ª Sessão Ordinária

A 31ª Sessão Ordinária de 2017, realizada nessa segunda-feira (25 de setembro), foi marcada por debates sobre a saúde pública em Três Corações.

Na pauta, destaque para o convênio que autoriza a Fundação Hospitalar São Sebastião a receber 200 mil reais, oriundos de verbas parlamentares, e para o Projeto de Lei que regulamenta a criação e o funcionamento da campanha “Castramóvel no Meu Bairro”, que prevê realização gratuita de cirurgias de esterilização de animais domésticos. Além disso, o Plenário analisou o veto da Comissão de Constituição, Redação, Justiça e Cidadania ao Projeto de Lei que disciplina o transporte de animais no transporte coletivo urbano.

A Tribuna Popular foi utilizada pela diretoria da Fundação Hospitalar São Sebastião para esclarecer dados sobre a atual situação financeira da entidade. Os diretores reclamaram de atrasos nos repasses da Prefeitura e anunciaram, ainda, uma reunião do Conselho Curador da fundação para deliberar sobre o destino do Pronto Socorro, que poderá ser assumido integralmente pela Prefeitura e deslocado para outro espaço. Os vereadores Eder da TNT e Maurício Gadbem, que fazem parte do Conselho como representantes da Câmara, foram convidados a participar.

Os diretores do hospital acompanharam a aprovação, em primeira votação, do convênio que permitiu ao hospital receber 200 mil reais em emendas parlamentares do gabinete da deputada federal Dâmina Pereira. O apoio financeiro foi obtido por intermédio do presidente da Câmara, Maurício Gadbem, que pertence ao mesmo partido da deputada. A matéria será deliberada em segunda e definitiva votação, em Sessão Extraordinária, na próxima quinta-feira (27 de setembro), às 13h30, no Plenário da Câmara.

A respeito do parecer da Comissão de Constituição, Redação e Justiça e Cidadania, contrário ao projeto que trata do transporte de animais domésticos no transporte coletivo, o Plenário decidiu adiar a votação por sete dias, para estudo mais aprofundado sobre o tema.

O Projeto de Lei que institui a campanha “Castramóvel no Meu Bairro” também teve sua votação suspensa, para reformulação da proposta. Transporte de animais domésticos e “Castramóvel” são projetos da presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, vereadora Juliana Prudêncio.