Reflexão política marca solenidade do aniversário de Três Corações na Câmara Municipal

Com atributos festivos dignos do aniversário de 133 anos de Três Corações, a data foi comemorada com a tradicional Sessão Solene da Câmara Municipal, na noite do último sábado (23 de setembro). Logo na entrada no prédio, a Banda Tricordiana, coordenada pelo cineasta Braz Chediak, recebia o público ao som de música de qualidade.

O Plenário lotado acompanhou, também, discursos marcados por reflexões políticas de alta voltagem.

HOMENAGEADOS

Neste ano 46 homenageados receberam títulos e condecorações concedidos pela Câmara.

A Medalha do Mérito Legislativo “Presidente Itamar Augusto Cautiero Franco”, honraria máxima da Câmara, é concedida a pessoas que se destacaram, com atuação exemplar, na gestão pública, no Judiciário, no desenvolvimento econômico e na valorização do ser humano.

Já aqueles que escolheram Três Corações para viver e prestaram relevantes serviços ao município recebem título de “Cidadania Tricordiana”.

Por fim, personalidades e entidades que contribuíram destacadamente para o progresso da cidade são agraciadas com título de “Honra ao Mérito”.  A relação completa de homenageados consta no final desta matéria.

REFLEXÃO POLÍTICA

Após a entrega das homenagens, ocorreu aquele que seria o ponto alto da noite: o discurso forte e empolgante da oradora convidada, professora doutora Ana Lúcia Gazzola.

Com respeitado currículo acadêmico e profissional, a tricordiana Ana Lúcia Gazzola foi secretária de Desenvolvimento Social e de Educação de Minas Gerais. Ela ocupou, ainda, o cargo de reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, presta consultoria na área de educação a governos e órgãos públicos no Brasil e no exterior.

Em sua reflexão, intitulada “Ética e Política”, a oradora estabeleceu um comparativo histórico do amadurecimento republicano entre diferentes países. Ela explicou que, em países onde a sociedade lutou pela democratização dos poderes da República, como nos EUA, as instituições e o povo gozam de maior respeito e confiabilidade mútua. Já no caso no Brasil, em razão de avanços históricos baseados na concentração do poder pelas velhas oligarquias, as instituições são marcadas pela cultura da concessão de privilégios e pelo abuso de poder.

Com retórica inflamada que empolgou a plateia, Ana Lúcia Gazolla denunciou formas de privilégio e corrupção que perduram em diversas esferas do poder público no Brasil, como supersalários de membros do Judiciário e o enriquecimento inexplicável de políticos.

Por fim, a oradora elogiou a coragem de jovens magistrados e promotores que, com sensibilidade e ética, têm contribuído para que a lei seja aplicada, de fato, a todos os cidadãos brasileiros.

LEGISLATIVO DINÂMICO E INDEPENDENTE

Antes de encerrar a Sessão Solene, o presidente da Câmara, vereador Maurício Gadbem, destacou o alinhamento do atual momento da Câmara com o discurso da professora Ana Lúcia Gazzola.

Para ilustrar que o Legislativo é, hoje, um poder independente e comprometido com o desenvolvimento institucional, o presidente comentou sobre a revisão integral, atualmente em curso, dos principais instrumentos de trabalho dos vereadores – a Lei Orgânica Municipal e o Regimento Interno da Casa.

O presidente da Câmara lembrou, ainda, sobre importantes trabalhos de fiscalização exercidos pelo Legislativo, como a CPI da COPASA e os relatórios sobre o PSF tricordiano, transformados em Ação Civil Pública pelo Ministério Público.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DE TRÊS CORAÇÕES

Após o encerramento da Sessão Solene, foi inaugurada, no saguão Câmara, a galeria “Memória Fotográfica de Três Corações”.

De iniciativa da Escola do Legislativo “Historiador Benefredo de Sousa”, o acervo, gentilmente cedido pelo escritor Valério Neder, apresenta 15 fotos históricas que retratam a evolução da cidade.

Medalha do Mérito Legislativo “Presidente Itamar Augusto Cautiero Franco”

Dr. Gustavo Adolfo Valente Brandão

Dr. Marcio Vani Bemfica