Reflexão política marca solenidade do aniversário de Três Corações na Câmara Municipal

Com atributos festivos dignos do aniversário de 133 anos de Três Corações, a data foi comemorada com a tradicional Sessão Solene da Câmara Municipal, na noite do último sábado (23 de setembro). Logo na entrada no prédio, a Banda Tricordiana, coordenada pelo cineasta Braz Chediak, recebia o público ao som de música de qualidade.


O Plenário lotado acompanhou, também, discursos marcados por reflexões políticas de alta voltagem.

 

HOMENAGEADOS


Neste ano 46 homenageados receberam títulos e condecorações concedidos pela Câmara.


A Medalha do Mérito Legislativo “Presidente Itamar Augusto Cautiero Franco”, honraria máxima da Câmara, é concedida a pessoas que se destacaram, com atuação exemplar, na gestão pública, no Judiciário, no desenvolvimento econômico e na valorização do ser humano.


Já aqueles que escolheram Três Corações para viver e prestaram relevantes serviços ao município recebem título de “Cidadania Tricordiana”.


Por fim, personalidades e entidades que contribuíram destacadamente para o progresso da cidade são agraciadas com título de “Honra ao Mérito”.  A relação completa de homenageados consta no final desta matéria.

 

REFLEXÃO POLÍTICA


Após a entrega das homenagens, ocorreu aquele que seria o ponto alto da noite: o discurso forte e empolgante da oradora convidada, professora doutora Ana Lúcia Gazzola.


Com respeitado currículo acadêmico e profissional, a tricordiana Ana Lúcia Gazzola foi secretária de Desenvolvimento Social e de Educação de Minas Gerais. Ela ocupou, ainda, o cargo de reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, presta consultoria na área de educação a governos e órgãos públicos no Brasil e no exterior.


Em sua reflexão, intitulada “Ética e Política”, a oradora estabeleceu um comparativo histórico do amadurecimento republicano entre diferentes países. Ela explicou que, em países onde a sociedade lutou pela democratização dos poderes da República, como nos EUA, as instituições e o povo gozam de maior respeito e confiabilidade mútua. Já no caso no Brasil, em razão de avanços históricos baseados na concentração do poder pelas velhas oligarquias, as instituições são marcadas pela cultura da concessão de privilégios e pelo abuso de poder.


Com retórica inflamada que empolgou a plateia, Ana Lúcia Gazolla denunciou formas de privilégio e corrupção que perduram em diversas esferas do poder público no Brasil, como supersalários de membros do Judiciário e o enriquecimento inexplicável de políticos.


Por fim, a oradora elogiou a coragem de jovens magistrados e promotores que, com sensibilidade e ética, têm contribuído para que a lei seja aplicada, de fato, a todos os cidadãos brasileiros.

 

LEGISLATIVO DINÂMICO E INDEPENDENTE


Antes de encerrar a Sessão Solene, o presidente da Câmara, vereador Maurício Gadbem, destacou o alinhamento do atual momento da Câmara com o discurso da professora Ana Lúcia Gazzola.


Para ilustrar que o Legislativo é, hoje, um poder independente e comprometido com o desenvolvimento institucional, o presidente comentou sobre a revisão integral, atualmente em curso, dos principais instrumentos de trabalho dos vereadores – a Lei Orgânica Municipal e o Regimento Interno da Casa.


O presidente da Câmara lembrou, ainda, sobre importantes trabalhos de fiscalização exercidos pelo Legislativo, como a CPI da COPASA e os relatórios sobre o PSF tricordiano, transformados em Ação Civil Pública pelo Ministério Público.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DE TRÊS CORAÇÕES


Após o encerramento da Sessão Solene, foi inaugurada, no saguão Câmara, a galeria “Memória Fotográfica de Três Corações”.


De iniciativa da Escola do Legislativo “Historiador Benefredo de Sousa”, o acervo, gentilmente cedido pelo escritor Valério Neder, apresenta 15 fotos históricas que retratam a evolução da cidade.

 

Medalha do Mérito Legislativo “Presidente Itamar Augusto Cautiero Franco”


Dr. Gustavo Adolfo Valente Brandão

Dr. Marcio Vani Bemfica

General Jarbas Bueno da Costa

General José Amaral Caldeira

 

Cidadania Tricordiana


2º Tenente Adriano de Almeida

Aldemir Monteiro Neves

Angela Regina dos Santos Azevedo

Cíntia Sarabion Vilela Pereira

Dr. Daniel Neves dos Santos

Dominque Rampini Carin

Donizete Deon Vitor Braga

Edson Pereira de Abreu

José Alcides Bonella

Ten. Cel. Juliano Santana Silva

Pe. José Honório Arantes Ramos

Pe. Lucas Reis Pereira

Luís Felipe Rezende Carneiro

Márcia Valle Machado da Silva Ribeiro

Cb. PM Michel Abrão Nascif Junior

Paulo Antônio Simão Tavares

Paulo Rogério da Silva

Rogério Rodrigues da Silva

Dr. Victor Hugo Rena Pereira

Dr. Walid Abdala Tauil

Dr. Wesley Semboloni Bitencourt

 

Honra ao Mérito

 

Dr. Alessandro Felício Branquinho

Alexandre Eustáquio de Oliveira Sena

Alexandre Junqueira Ribeiro

Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais

Associação Fraternidade e Equilíbrio

Pastor Anderson Antônio da Silva

Braz Chediak

Clóvis Alves Ribeiro

Companhia de Reis do Grotão

Grupo Voluntário Tricordiano Solidaried’Aids

Jorge Maurício Dias

Lar Anjo da Guarda

Maria Oneida Ribeiro de Lellis

Maria Thereza da Fonseca

Núcleo de Atividade Física para a Terceira Idade de Três Corações

Paulo Afonso da Silva

Dr. Paulo Roberto de Souza

2º Tenente Rogério Prudente Ferreira

Dr. Vanderlei Toledo

Dra. Vanice de Fátima Ramos Avelar Fernandes

Vicente de Oliveira