Câmara Municipal no Setembro Amarelo

No mês da consciencialização da prevenção ao suicídio em todo o país, a Câmara Municipal rememora duas leis relativas ao assunto, que foram aprovadas pela Casa.


Dez de setembro é o Dia Municipal de Prevenção ao Suicídio em Três Corações, instituído por Lei* de autoria do vereador e médico psiquiatra Maurício Gadbem, atual presidente da Câmara. A fixação da data facilita a disseminação de informações e debates sobre o "Setembro Amarelo", como é conhecida a campanha nacional de prevenção e conscientização contra o suicídio.


Outra Lei** inerente ao Setembro Amarelo, também de autoria do vereador Maurício Gadbem, trata do diploma legal que autorizou a Prefeitura a implantar o Programa Municipal de Prevenção ao Suicídio no sistema público de saúde. A iniciativa propõe o desenvolvimento de parcerias, coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde, para capacitação de profissionais integrantes das equipes dos PSFs (Programa de Saúde da Família). Os agentes comunitários de saúde seriam qualificados para identificar quadros de risco e, posteriormente, encaminhá-los ao tratamento específico com especialistas. O programa prevê, ainda, a realização de debates em escolas e bairros sobre a questão do suicídio. Apesar da Lei aprovada pela Câmara, o programa não foi efetivado pelo Executivo.


Maurício Gadbem explica que o principal fator de risco para o suicídio é a depressão. Ainda de acordo com ele, a ideação suicida pode ser acelerada por históricos de maus tratos, disfunção familiar, ausência de laços sociais, perdas recentes, doenças incapacitantes, bullying na escola ou fora dela e outras questões sociais. “A cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio, e a cada três segundos uma pessoa atenta contra a própria vida. Mas é possível prevenir o suicídio, desde que profissionais de saúde, de todos os níveis de atenção, estejam aptos a reconhecer seus fatores de risco e determinar medidas para reduzi-lo”, comentou o psiquiatra e presidente da Câmara.


Como parte das iniciativas do Setembro Amarelo em Três Corações, a presidência da Câmara indicará para a Secretaria Municipal de Saúde a efetivação do Programa Municipal de Prevenção ao Suicídio.


 * Lei Municipal nº 4138/2015

** Lei Municipal nº 4146/2015