Câmara recebe grande público em estreia do projeto “Escola Cidadã”

Com cerca de 200 pessoas lotando o Plenário, a Câmara Municipal promoveu, na noite dessa quinta-feira (31 de agosto), a primeira atividade do projeto “Escola Cidadã”, realizado em parceria com a Superintendência Regional de Ensino.

O ciclo de palestras do projeto, voltado aos profissionais da rede estadual de ensino em Três Corações, prevê a abordagem de temas relevantes para a formação continuada dos professores. Além disso, como os assuntos discutidos possuem relação direta com o dia a dia do universo escolar, os cursos também apresentam novas possibilidades e tecnologias para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem.

A palestra inicial, que tratou da relação entre criança, família e escola, foi ministrada pela professora doutora Ana Cristina Gonçalves de Abreu Souza, da Universidade Federal de Alfenas (Unifal). Ela falou sobre a importância da participação da família na vida escolar das crianças e compartilhou experiências de sucesso que resultaram em progressos no ambiente de escolas, inclusive em comunidades carentes. A professora reforçou, ainda, a necessidade de que profissionais da educação estejam atentos e estabeleçam conexão com a realidade dos alunos.

Em sua fala, o presidente da Câmara, vereador Maurício Gadbem, destacou o papel fundamental da escola na formação de cidadãos críticos e capazes de interferir nos processos que formam a sociedade. Ainda segundo o presidente, questões ligadas à educação são prioridade da atual gestão do Legislativo.

Com programação de oito palestras até dezembro, a próxima atividade do projeto está marcada para o dia 14 de setembro, quando o tema trabalhado será “Uso da Voz e Prevenções”.

O projeto “escola cidadã” é mais uma iniciativa que consolida a Escola do Legislativo da Câmara tricordiana como referência em formação política e capacitação técnica no sul de Minas.