Câmara rejeita projeto de doação do Estádio Elias Arbex

Por cinco votos a quatro, na noite dessa segunda-feira (28 de agosto), o Plenário da Câmara rejeitou o projeto, de autoria do Executivo, que previa a doação do Estádio Municipal Elias Arbex para o Instituto de Previdência Municipal de Três Corações (Iprecor).

O projeto recebeu votos favoráveis dos vereadores Carlos Pinheiro, Fabiano Barbosa (Quati), Helder da Fonseca Reis e Juliana Prudêncio. Contra a doação do Elias Arbex, votaram os vereadores Dinho Caminhoneiro, Eder da TNT, Jorge Machado, Ricardinho do Gás e Werbinho.

A proposta do Executivo consistia em doar o estádio para que posteriormente pudesse ser vendido pelo Iprecor. Com isso, a intenção era de que o instituto reforçasse seu caixa para voltar a pagar em dia os servidores aposentados. Nos próximos anos, a concessão de centenas de novas aposentadorias tende a agravar ainda mais a crise do Iprecor.

O Plenário, entretanto, considerou inadequada a solução em que um equipamento público de lazer do porte do Elias Arbex é negociado como medida paliativa para atender a um instituto vinculado à Prefeitura. Estima-se que a venda garantiria cerca de três anos de sobrevida ao Iprecor.

Além disso, o preço médio do metro quadrado do estádio, aferido pelo Executivo, era menor do que o valor cobrado recentemente pela Prefeitura ao negociar um terreno sem benfeitorias vizinho ao Elias Arbex.

A proposta foi amplamente discutida em três comissões temáticas da Câmara durante dois meses. Na noite dessa segunda-feira, ela foi recusada em votação definitiva.