“Controle Interno e Auditoria Pública” é tema de palestra em Simpósio promovido pela Câmara

Com o tema “Controle Interno e Auditoria Pública”, o Plenário da Câmara Municipal recebeu, na noite da última quinta-feira (10 de agosto), mais uma palestra do 1º Simpósio Sul Mineiro “Desafios da Gestão Pública”. O evento reuniu vereadores e servidores públicos da região, além de estudantes universitários e de cursos técnicos.

Os trabalhos foram conduzidos pelo professor Marçal Serafim Cândido, dos cursos de pós-graduação em Gestão Pública, da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) - Campus Varginha. Formado em Economia e Ciências Contábeis, ele também é mestre em Controladoria e Contabilidade, pela Universidade Estadual de São Paulo (USP), e doutorando em Administração, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Além disso, possui grande experiência em administração financeira de entidades de seguro e previdência.

Em sua exposição, o professor destacou a importância da utilização de instrumentos científicos na gestão pública. Segundo ele, controladoria e auditoria pública são ramos do conhecimento que contribuem para maior confiabilidade no processo de gestão pública, por meio do exame detalhado de condutas e resultados.

O Simpósio é uma iniciativa da Escola do Legislativo “Historiador Benefredo de Sousa” em parceria com Unifal e Associação Brasileira de Câmaras Municipais (Abracam). Com objetivo de levar informações atualizadas e de alto nível técnico sobre gestão pública para autoridades e população em geral, o evento já realizou quatro das oito palestras programadas.

A próxima atividade do Simpósio, marcada para o próximo dia 14 de setembro, às 19 horas, no Plenário da Câmara Municipal, terá como tema “Governo Eletrônico e Transparência Pública”. A palestra será conduzida pelo Prof. Dr. Paulo Roberto Rodrigues de Souza.