Presidente da Comissão de Cultura representará Três Corações em conferência sobre igualdade racial

Com o tema “Igualdade Racial: mais respeito, menos preconceito”, a cidade de Alfenas (MG) recebeu, nesse domingo (30 de julho), a 1ª Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial do Sul de Minas. No evento foram promovidos debates e palestras sobre assuntos como valorização da diversidade étnico-racial, combate ao racismo e proteção da diversidade cultural em Minas Gerais.

O presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes, vereador Eder da TNT, participou da conferência, acompanhado da representante da Comunidade Quilombola Cota/Taquaral, Camila Alves Paulino. Na ocasião eles foram eleitos delegados para representar a cidade de Três Corações na Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, que acontecerá em Belo Horizonte, em data ainda não definida.

A participação na conferência sul mineira possibilitou, entre outras coisas, o intercâmbio de informações e experiências relativas à temática quilombola, inclusive com envolvimento de autoridades políticas importantes, como o secretário estadual de Direitos Humanos, Nilmário Miranda.

A partir dessas iniciativas, o presidente da Comissão de Cultura da Câmara pretende contribuir com o processo de certificação quilombola das comunidades rurais tricordianas da Cota e do Taquaral. Em viagem a Brasília, no mês de março, ele já havia se reunido com o então ministro da Cultura, Roberto Freire, para discutir o assunto.

O reconhecimento oficial de uma comunidade quilombola possibilita acesso a programas e políticas públicas nas áreas de educação, saúde, moradia, infraestrutura e saneamento básico.