Projeto “Escola Cidadã” será destaque na Escola do Legislativo a partir de agosto

A Escola do Legislativo “Historiador Benefredo de Sousa”, da Câmara Municipal, prosseguirá com extensa programação de atividades neste segundo semestre.

Em parceria com Superintendência Regional de Ensino de Varginha e Universidade Federal de Alfenas (Unifal), a Escola do Legislativo promoverá o projeto “Escola Cidadã”, voltado à capacitação técnica de professores da rede pública de ensino em Três Corações e também pais de alunos. A ideia é que profissionais de diversas áreas ofereçam um ciclo palestras e oficinas gratuitas, cuja programação, a partir de agosto, inclui temas como educação inclusiva, psicologia no universo escolar, oratória e afetividade e sexualidade na escola.

Também em agosto, serão reiniciadas atividades da “Câmara Mirim” e do “Parlamento Jovem”, que trabalham conceitos de educação política e cidadã com estudantes de ensino fundamental e médio, respectivamente. Jovens Parlamentares concluirão o curso de preparação artística realizado pela atriz Adelaide de Castro, para criação de um canal no YouTube em que produzirão conteúdos em vídeo sobre temas relativos ao projeto. A Escola do Legislativo tricordiana receberá, ainda, a Plenária Regional do Parlamento Jovem, com participação de jovens das cidades que integram o Polo Sul de Minas 3 (Três Corações, Varginha, Três Pontas e Santana da Vargem).

O Simpósio Sul Mineiro “Desafios da Gestão Pública”, outra iniciativa da Escola do Legislativo em parceria com Unifal e Associação Brasileira de Câmaras Municipais (Abracam), continuará com palestras mensais sobre assuntos relevantes na área de gestão pública, ministradas por mestres e doutores da Unifal – Campus Varginha. No retorno do simpósio, em 10 de agosto, será abordado o tema “Auditoria Pública e Controle Interno”. A programação é gratuita e há emissão de certificado para o público.

A partir destas e de outras iniciativas, a Escola do Legislativo desponta como referência regional em capacitação técnica e formação política de qualidade.