"Orçamento Público" é tema de palestra em simpósio promovido pela Câmara

A Câmara Municipal de Três Corações, por meio da Escola do Legislativo “Historiador Benefredo de Sousa”, promoveu, na noite dessa quinta-feira (6 de julho), a terceira atividade do 1º Simpósio Sul Mineiro “Desafios da Gestão Pública”. A palestra, que teve como tema “Orçamento e Finanças Públicas”, foi ministrada pelo diretor da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) – Campus Varginha, professor Leandro Rivelli Teixeira Nogueira.

Na abertura do evento, o presidente da Câmara, vereador Maurício Gadbem, agradeceu a colaboração que o professor Leandro e a equipe da Unifal têm prestado aos trabalhos técnicos do Legislativo, principalmente no âmbito das Comissões Temáticas, em análises e discussões sobre projetos da área orçamentária.

Em seguida, no início de sua fala, o diretor da Unifal destacou a importância da parceria firmada com a Câmara no sentido de proporcionar aos acadêmicos a vivência prática de conteúdos trabalhados na universidade. Passando ao momento da palestra, inicialmente o professor explicou que orçamento público deve ser compreendido como uma peça do planejamento de governos, por ser um instrumento utilizado para organização de recursos financeiros.

Posteriormente, ao tratar das leis que compõem o sistema orçamentário brasileiro, o palestrante abordou características principais do Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA).

Após a palestra, houve rico debate com intervenções do público presente. A plateia era formada principalmente por estudantes de curso técnico e servidores de Câmaras e Prefeituras de municípios do sul de Minas.

O 1º Simpósio Sul Mineiro “Desafios da Gestão Pública” é uma iniciativa da Câmara Municipal de Três Corações em parceria com Universidade Federal de Alfenas (Unifal) e Associação Brasileira de Câmaras Municipais (ABRACAM). A próxima palestra, que terá como tema “Auditoria Pública e Controle Interno”, está marcada para o próximo dia 10 de agosto, às 19 horas.