Parlamento Jovem aprova propostas em Plenária Municipal

O Parlamento Jovem de Três Corações realizou, na noite dessa quarta-feira (28 de junho), sua Plenária Municipal. Na ocasião os Jovens Parlamentares aprovaram, por meio de votação, as propostas que serão encaminhadas para a etapa regional do projeto, em agosto.

Na abertura da Sessão, o presidente da Câmara, vereador Maurício Gadbem, falou sobre a importância de se respeitar as leis da vida e de se manter a legitimidade de quem representa funções importantes na sociedade, como é o caso dos professores em relação aos estudantes. Ele agradeceu, ainda, a presença dos educadores presentes, que representavam as escolas participantes do Parlamento Jovem tricordiano em 2017.

Em seguida houve a apresentação e votação das propostas. No total foram aprovadas seis proposições relativas ao tema deste ano do Parlamento Jovem – “Educação Política nas Escolas”, sendo duas de cada subtema. As propostas selecionadas foram:

Subtema 1 – Educação Política e Currículo

- Instituir no Estado a “Semana da Política na Escola”, com eventos artísticos, palestras e feiras, como culminância de um projeto desenvolvido durante o ano letivo com suporte de um acervo bibliográfico, fornecido pelo Estado, sobre política, gestão pública e cidadania.

- Desenvolver um aplicativo (APP) com temática que simule o dia a dia da tomada de decisões do gestor de um município. Esse aplicativo será distribuído gratuitamente através de download em sites e lojas virtuais de APPs.

Subtema 2 - Interações entre Escola e Sociedade na formação política dos jovens

- Criação do projeto “Política nas Escolas”, com palestras quinzenais de representantes do Poder Legislativo nas Escolas parceiras do Parlamento Jovem, com a finalidade de promover debates que estimulem a consciência política e o espírito de cidadania entre os estudantes.

- Promover debates e reflexões, no ambiente escolar, envolvendo toda comunidade, sobre questões políticas, por meio da exibição de filmes e documentários relativos a esta temática.

Subtema 3 - Educação Política para uma gestão democrática e participativa nas escolas

- Ampliar a abrangência e a autonomia do Colegiado Escolar, de forma a abrir espaço para a participação de estudantes, familiares, professores e comunidade.

- Regulamentar parcerias entre as Escolas do Legislativo e a SEE/Superintendências Regionais de Ensino, garantindo que os professores interessados possam usar o Módulo 3 (Atividades Extraclasse) para participarem das reuniões do Parlamento Jovem, possibilitando assim que eles ampliem a discussão junto à comunidade escolar.

Após a votação das propostas, os Jovens Parlamentares escolheram “Intolerância Cultural” como sugestão de tema para o projeto no próximo ano.

O Parlamento Jovem de Três Corações volta a se reunir na próxima quarta-feira (5 de julho).