Entidades assistenciais caminham para criar associação com apoio da Câmara

Representantes de onze entidades assistenciais se reuniram, na tarde desta terça-feira (27 de junho), com o presidente da Câmara Municipal, vereador Maurício Gadbem, e o vereador Eder Augusto Costa. O objetivo foi avançar na proposta de criação de uma associação de entidades, iniciativa para estruturar o debate de problemas comuns e a construção de soluções compartilhadas.

Há 15 dias, também no Legislativo, presidência da Câmara, entidades e o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Vinícius Pinto Dutra, debateram a questão relativa às dificuldades de acesso a repasses de verbas do Executivo. Na ocasião, a Prefeitura solicitou à Câmara a aprovação de créditos adicionais para subvencionar o programa “Oportunidade Jovem”. Neste sentido a presidência da Câmara condicionou o exame do projeto em questão ao compromisso, por parte da secretaria de Desenvolvimento Social, com a regularidade dos repasses às entidades assistenciais.

Ainda no encontro de duas semanas atrás, o grupo de entidades foi convidado a reiniciar tratativas para criação de uma associação, que funcionaria como instrumento de representação no acompanhamento de interesses da categoria. Na reunião desta terça-feira, os representantes se comprometeram em buscar, junto às respectivas diretorias, o aceno oficial em favor da proposta. A previsão é de que a estruturação e a definição da pauta inicial da associação comecem no próximo dia 11 de julho.

A ideia é de que a associação, inicialmente, acompanhe os repasses de verbas do Executivo em 2017 e a adequação das entidades às regras que passarão a valer para a categoria no ano que vem.

Proteger as entidades e fomentar a qualidade da assistência social em Três Corações é um compromisso da Câmara Municipal.