SAIBA COMO FOI A EXPEDIÇÃO RIO + VERDE

No último sábado (24 de junho), cerca de 50 pessoas percorreram o rio Verde, do Parque Dondinho ao Clube Atalaia, em oito barcos do Exército Brasileiro, para recolher resíduos (lixo) do leito do rio. A Expedição integrou a agenda de atividades da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara em comemoração ao Mês do Meio Ambiente.

Com apoio da Câmara, da Escola de Sargento das Armas (ESA) e do GF Supermercados, a Expedição Rio + Verde reuniu a presidente e o relator da Comissão de Meio Ambiente, vereadores Juliana Prudêncio e Eder da TNT, o presidente da Mesa Diretora, Maurício Gadbem, além de dezenas de militares da ESA, estudantes secundaristas e universitários, servidores da Câmara, e ativistas do grupo Desbravadores e da empresa Turismo Mania. As equipes percorreram um rio Verde com nível d’água baixo e muitos problemas sanitários e ambientais.

Das margens e do leito do rio foram retirados cerca de 200 quilos de resíduos, tais como malas de viagem, cobertores, garrafas pet, móveis inutilizados, pneus, caixas plásticas, entre outros. Além de quatro armadilhas de caça a capivaras e outros animais silvestres.

Na segunda metade do percurso, os ativistas encontraram uma capivara adulta aprisionada em armadilha improvisada. O animal estava preso a um fio elétrico pela pata. Enquanto militares e ativistas tentavam salvá-la, a capivara furou com uma mordida um dos barcos infláveis do Exército. A tripulação foi trasladada às pressas para um barco de metal, em que foi concluído o salvamento do animal.

A Expedição percorreu um rio Verde bastante prejudicado pela cidade. Com mata ciliar escassa, diversos pontos de desejo de esgoto, da COPASA e de casas ribeirinhas, árvores tombadas no leito e margens erodidas, o rio Verde é um bem natural que clama por cuidados.

A partir da Expedição, a Comissão Permanente de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano extrairá medidas legislativas e de fiscalização em defesa do rio Verde.

Uma das primeiras medidas decorrentes da Expedição será a recuperação da proposta legislativa, de autoria do vereador Jorge Machado, que versa sobre o controle à reprodução de capivaras no trecho do rio que corta a cidade. O carrapato das capivaras dissemina a febre maculosa, que pode levar à morte.

A Comissão Permanente de Meio Ambiente e a Mesa Diretora da Câmara apoiam o Programa Cílios D’água, de recuperação integral da mata ciliar do rio Verde em Três Corações. De iniciativa da Coordenadoria Regional do Meio Ambiente do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o programa está em fase de captação recursos e parceiros. Clique aqui para saber mais .