PSFs tricordianos são novamente fiscalizados por membro da Comissão de Saúde da Câmara

As unidades básicas de saúde (UBS) de Três Corações, em que funciona a “Estratégia de Saúde da Família – PSF”, receberam nova fiscalização realizada pelo membro da Comissão de Saúde, Assistência Social, Segurança Pública e Direitos Humanos, da Câmara Municipal, vereador Eder Augusto Costa. Visitas às unidades foram encerradas nesta segunda-feira (29 de maio).

Uma primeira rodada de fiscalizações já havia sido realizada em janeiro, pela então Comissão Especial de Saúde da Câmara, que produziu um relatório para apontar os problemas do programa.

Depois de concluída esta segunda fase de ações fiscalizatórias nos “PSFs”, segundo o membro da Comissão de Saúde, vereador Eder Augusto Costa, a situação permanece praticamente inalterada em relação à fiscalização anterior, já que não houve solução para a maioria das questões apuradas em janeiro. Ainda de acordo com o membro da comissão, com exceção de novos agentes de saúde que começaram a trabalhar, as unidades continuam enfrentando problemas relativos à falta de medicamentos, materiais básicos para atendimento e produtos de limpeza.

Em reunião da Comissão de Saúde, no último dia 17 de maio, a diretoria do Hospital São Sebastião explicou que os problemas na gestão dos “PSFs” impactam diretamente na rotina do hospital. Dados apontam que, em média, mais de 80% dos atendimentos realizados no hospital poderiam ocorrer em postos de saúde.

A próxima etapa será a produção de um relatório conclusivo desta segunda rodada de fiscalizações. A previsão é de que o documento seja apresentado à Comissão de Saúde, ainda nesta semana, para ser aprovado e posteriormente enviado aos órgãos competentes da área de saúde e ao Ministério Público.