COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE TRAZ PROJETO DE CASTRAÇÃO DE ANIMAIS PARA TRÊS CORAÇÕES

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, da Câmara Municipal, tem, entre suas atribuições, a análise e o acompanhamento de questões relativas à área sanitária. A partir disso, a presidente da comissão, vereadora Juliana Prudêncio, teve a iniciativa de trazer para Três Corações o projeto do “Castramóvel”, que consiste em um mutirão de castrações de animais.

Com apoio da entidade precursora do projeto, a ONG “Ajuda”, da cidade de Juiz de Fora, ligada ao deputado estadual Noraldino Júnior, o “castramóvel” atendeu gratuitamente a 240 cães e gatos em Três Corações. Os animais, recolhidos das ruas ou adotados, foram previamente cadastrados e, nesta semana, passaram pelo procedimento de castração.

Além de realizar as intervenções cirúrgicas, a equipe da ONG “Ajuda” ofereceu treinamento aos profissionais responsáveis pela continuidade do projeto em Três Corações. A proposta é de que, a partir de junho, seja iniciado o cadastramento de animais em bairros tricordianos. Neste sentido a cidade terá seu próprio “castramóvel”, obtido junto ao deputado estadual Ulysses Gomes, onde as futuras castrações serão feitas. Todos os animais que passam pelo projeto são registrados com nome e foto de seu tutor, para garantir transparência aos atendimentos e despesas.

Um dos principais benefícios do programa de castração é a redução do número de animais abandonados, fator fundamental para se evitar a transmissão de zoonoses (doenças transmitidas entre animais vertebrados e o homem).