Câmara promove primeira palestra de Simpósio “Desafios da Gestão Pública”

A Câmara Municipal de Três Corações, por meio da Escola do Legislativo “Historiador Benefredo de Sousa”, promoveu, na noite dessa quinta-feira (11 de maio), a palestra inicial do 1º Simpósio Sul Mineiro “Desafios da Gestão Pública”. Esta primeira palestra, cujo tema tratou da reforma da Previdência, foi ministrada pelo Professor Doutor Wesllay Carlos Ribeiro, da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) – Campus Varginha.

Na abertura do evento, o presidente da Câmara, vereador Maurício Gadbem, destacou a importância do convênio de cooperação técnica firmado entre Câmara e Unifal. Segundo ele, a parceria possibilitará a capacitação dos vereadores e servidores do Legislativo tricordiano, que estarão cada vez mais qualificados para a tomada de decisões sobre diversos assuntos que afetam diretamente a vida dos cidadãos. O presidente ressaltou, ainda, o caráter inédito do suporte técnico concedido por professores da Unifal, por meio de consultorias, às comissões temáticas da Câmara.

Em seguida o diretor do Campus Varginha da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Professor Doutor Paulo Roberto Rodrigues de Souza, explicou que a parceria não é importante apenas para a Câmara e a cidade de Três Corações, mas também para a universidade. Ele acredita que será possível levar para as salas de aula discussões sobre questões práticas sobre gestão pública observadas no âmbito do Poder Legislativo. Ao se dirigir a estudantes da graduação da Universidade Vale do Rio Verde (Unincor), presentes no evento, o professor disse que as atividades oferecidas pelo simpósio contribuirão para oxigenar a formação acadêmica dos universitários.

No momento da palestra, antes de entrar precisamente no tema relativo à proposta de reforma da Previdência, o Professor Doutor Wesllay Carlos Ribeiro traçou um breve histórico das políticas de seguridade social, que tiveram origem durante o período da Revolução Industrial, no século 19, na Alemanha. Em seguida o professor abordou as principais características do sistema de seguridade social brasileiro, estabelecido pela Constituição Federal de 1988, que trabalha três direitos sociais básicos: saúde, assistência e previdência.

Sobre a reforma previdenciária, primeiramente o professor explicou que os argumentos do Governo Federal para justificar a necessidade de aprovação da proposta são o déficit financeiro e o envelhecimento da população. Em um segundo momento de sua fala, o palestrante pontuou as principais alterações que a reforma acarretaria nas regras da previdência. O projeto prevê a idade mínima para requerer aposentadoria de 65 anos (homens) e 62 anos (mulheres). Já o tempo mínimo de contribuição passaria de 15 para 25 anos (homens e mulheres).

O 1º Simpósio Sul Mineiro “Desafios da Gestão Pública” é uma iniciativa da Câmara Municipal de Três Corações em parceria com Universidade Federal de Alfenas (Unifal) e Associação Brasileira de Câmaras Municipais (ABRACAM). A próxima palestra, que terá como tema “Contabilidade no Setor Público”, está marcada para o próximo dia 8 de junho, às 19 horas.