Avança projeto de instalação de câmeras de monitoramento em Três Corações

Representantes do Legislativo, Executivo, Associação Comercial, Polícia Militar, Instituto Federal do Sul de Minas e Cemig/Telecom se reuniram, na tarde desta quarta-feira (19 de abril), na sede da Associação Comercial e Empresarial de Três Corações (ACETC). Participaram o presidente da Câmara, vereador Maurício Gadbem; o vereador Helder da Fonseca Reis; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Irlei José de Souza Fonseca; o aspirante da PM Felipe Faria; o diretor do campus avançado de Três Corações do IF Sul de Minas, professor Francisco Vitor de Paula; o assessor da Cemig/Telecom, Paulo Antonio de Noronha; e o presidente da Associação Comercial, Giovanni Corrêa, acompanhado de outros membros da diretoria.

Após duas reuniões realizadas na Câmara, o objetivo do encontro desta quarta foi avançar nas discussões sobre o projeto de instalação de um sistema de câmeras de monitoramento em Três Corações. A proposta da Associação Comercial prevê 46 câmeras em 20 pontos estratégicos (locais de entrada e saída da cidade, pontos próximos a agências bancárias e casas lotéricas, entre outros). Os custos de instalação e manutenção do sistema, de acordo com a proposta, deverão ser bancados, sobretudo, com recursos viabilizados pelo setor empresarial tricordiano, além de um aporte que está sendo buscado junto à Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Presente à reunião, o assessor da presidência da Cemig/Telecom, Paulo Antonio de Noronha, explicou que a empresa já está elaborando um projeto de viabilidade relativo à instalação de uma rede de fibra ótica para transmissão das imagens produzidas pelas câmeras até a central de monitoramento.

A ideia é de que todo o trabalho de monitoramento permaneça concentrado em um espaço dentro do quartel da Polícia Militar. As câmeras serão monitoradas 24 horas por dia por estagiários e funcionários cedidos pelo Executivo, que receberão treinamento da própria PM para execução do serviço.

O Instituto Federal do Sul de Minas, também parceiro nesta iniciativa, irá colaborar na análise de questões técnicas relacionadas à instalação e manutenção do sistema, como definição de linhas e cabos de transmissão, tecnologias e modelos de câmeras, entre outros aspectos.

Uma próxima reunião sobre o assunto foi marcada para o próximo dia 18 de maio, na Câmara Municipal. Para o presidente da Casa, vereador Maurício Gadbem, além da questão específica das câmeras, é necessário também o desenvolvimento de soluções legislativas que instituam uma política pública de segurança no município.