Diretora do Fórum de Três Corações recebe Câmara Municipal

Representando a Câmara Municipal de Três Corações, o Presidente da Casa, Maurício Gadbem, se reuniu, na tarde desta quinta-feira (23 de março), com a diretora do Fórum da Comarca de Três Corações, Dra. Glauciane Gonçalves da Silva.

Na reunião a juíza solicitou o apoio do Legislativo no encaminhamento de estagiários nas áreas de direito, psicologia, serviço social e administração para atuarem no Fórum tricordiano. Nesse sentido, o Presidente da Câmara, Maurício Gadbem, explicou que a Casa firmou, recentemente, convênios com diversas instituições de ensino da cidade e região (Universidade Federal de Alfenas – Campus Varginha, Universidade Vale do Rio Verde, Faculdade de Direito de Varginha, Instituto Federal do Sul de Minas e Superintendência Regional de Ensino). A proposta é de seja feito um convênio entre Câmara e Tribunal de Justiça de Minas Gerais, para a sessão de estudantes dessas instituições ao fórum.

Outro assunto discutido na reunião foi a intenção de implantar, em Três Corações, de um Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania. Essa é uma iniciativa do Tribunal de Justiça mineiro, que tem como objetivo principal estimular a cultura da conciliação. O Presidente da Câmara sugeriu a possibilidade de que o Centro seja instalado na Escola do Legislativo “Historiador Benefredo de Sousa”.

A diretora do Fórum, Dra. Glauciane da Silva, comentou, ainda, sobre a gravidade da questão do tráfico de drogas em Três Corações. De acordo com a juíza, o nível atual de tráfico praticado na cidade se compara ao da Região Metropolitana de Belo Horizonte, o que reforça a tese de que Três Corações tenha se tornado um centro regional de distribuição de drogas.

Por fim, foi compartilhada a boa notícia da considerável diminuição da quantidade de processos que estão tramitando no fórum. Nos últimos anos foi registrada uma redução de cerca de mil processos, fruto de iniciativas do trabalho de juízes e assessores.