Reunião na Câmara discute instalação de câmeras de monitoramento em Três Corações

Em reunião realizada na tarde desta terça-feira (21 de março), na Câmara Municipal, autoridades de diversas áreas discutiram a questão da instalação de câmeras de monitoramento em pontos estratégicos de vias públicas de Três Corações. Representando o Legislativo, participaram da reunião o Presidente da Câmara, Maurício Gadbem, o Vice-Presidente, Werbinho, o Secretário da Mesa Diretora, Dinho Caminhoneiro, além dos Vereadores Eder da TNT, Jorge Machado, Ricardinho do Gás e Carlos Pinheiro. Participaram também, representantes da Associação Comercial e Empresarial de Três Corações (ACETC), Polícia Militar e Polícia Civil.

Diretores da Associação Comercial estiveram em outras cidades da região para conhecer detalhes de sistemas de monitoramento que já estão funcionando. Inicialmente, em Três Corações, a sugestão da associação é de que sejam instaladas 40 câmeras em 20 pontos estratégicos (locais de entrada e saída da cidade, pontos próximos a agências bancárias e casas lotéricas, entre outros). A proposta da diretoria da ACETC é buscar apoio junto ao setor empresarial tricordiano para viabilizar recursos necessários à instalação e manutenção das câmeras.

Na reunião o Comandante da Polícia Militar, tenente-coronel Juliano Santana Silva, destacou que, para o êxito da iniciativa, é importante que haja a formação de uma estrutura, inclusive com pessoas treinadas para observar imagens das câmeras e identificar eventuais atitudes suspeitas. Ainda de acordo com o Comandante, o monitoramento deve ser constante, 24 horas por dia, para atender a qualquer eventual ocorrência.

Como representante da Polícia Civil, o delegado Alisson Felipe Procópio Sentevilles reconheceu a importância das câmeras como um recurso capaz de auxiliar efetivamente os trabalhos de investigação da polícia. Em virtude disso, o delegado reforçou a necessidade de que as imagens produzidas pelas câmeras sejam de boa qualidade.

O Presidente da Câmara, Maurício Gadbem, disse que a Câmara irá estudar o desenvolvimento de soluções legislativas que, para além da questão pontual das câmeras de monitoramento, instituam uma política pública de segurança no município.

Com os avanços resultantes da reunião desta terça-feira, um próximo encontro para tratar do assunto foi marcado para o dia 19 de abril.