SAIBA COMO FOI A SEMANA NA CÂMARA MUNICIPAL

A semana da Câmara Municipal foi intensa. Mesmo com cinco vereadores ausentes, em busca de recursos e soluções para a cidade, as Comissões Temáticas Permanentes se reuniram e tramitaram suas pautas. Além disso, a Casa recebeu importantes missões técnicas que irão colaborar para o desenvolvimento institucional e também abriu as portas a um marcante protesto popular.

LEGISLAÇÃO

No trabalho das Comissões Permanentes, destaque para o Projeto de doação do prédio da extinta fábrica “Atalaia” ao Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Este projeto, de autoria do Executivo, voltou a tramitar depois de ter sido recolhido para adaptações técnicas recomendadas pela Câmara Municipal.

A versão reeditada foi aprovada na Comissão de Constituição, Redação, Justiça e Cidadania, que avaliou a constitucionalidade e a técnica legislativa da proposta, e na Comissão de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Agentes Públicos, que aprovou o mérito da doação. Na próxima segunda-feira (18 de março), o Projeto será submetido à primeira votação em Plenário.

PARCERIAS

Nessa quinta-feira (16 de março), a Mesa Diretora da Câmara, representada pelo Presidente e pelo Vice, Maurício Gadbem e Weber Eugênio de Souza, respectivamente, recebeu uma missão técnica da Universidade Federal de Alfenas – Campus Varginha (Unifal), composta por três professores, entre eles o diretor do Campus, Paulo Roberto Rodrigues. Na reunião, Legislativo e UNIFAL discutiram a efetivação e ampliação do convênio entre as instituições, com o propósito de oferecer cursos de capacitação em gestão pública, além de viabilizar a cooperação técnica entre as Comissões Permanentes da Casa e a universidade.

Em outra visita técnica de grande importância, a Presidência da Mesa Diretora recebeu, nesta sexta-feira (17 de março), o novo Superintendente Regional de Ensino de Varginha, professor Erivelton Giovani Ramos.  Na pauta, a oferta de capacitação de professores da rede estadual em Três Corações, através de cursos promovidos pela Escola do Legislativo “Historiador Benefredo de Sousa”.

EXPRESSÃO POPULAR

Em sintonia com a ideia de “Casa do Povo”, na Reunião Ordinária da última segunda-feira (13 de março), a Presidência da Mesa Diretora acolheu, no Plenário, uma manifestação popular contra a proposta de reforma da Previdência, do Governo Federal. O grupo de manifestantes era formado exclusivamente por mulheres do bairro Cinturão Verde.

Confira no vídeo o momento em que as cidadãs tricordianas foram convidadas a adentrar o Plenário.