Parlamento Jovem

Os estudantes do Ensino Médio que vão participar do Parlamento Jovem (PJ Minas), promovido pela ALMG em parceria com as câmaras municipais, estiveram ontem, 27/04, no Plenário da Câmara de Três Corações, para interagir, se apresentar e conversar sobre as expectativas do projeto que será desenvolvido junto à Escola do Legislativo.

Neste primeiro encontro, eles puderam visitar o espaço da Câmara Municipal, conhecer uns aos outros e entender um pouco mais sobre as ações que serão realizadas ao longo do ano.

Neste ano, foram cerca de 30 alunos inscritos de escolas públicas e particulares de Três Corações. O lançamento do PJMinas será realizado em maio com data ainda a ser divulgada.

Parlamento Jovem
Através do Parlamento Jovem, os jovens têm a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação nos Poderes Legislativos municipal e estadual. Nos encontros, são realizadas oficinas de estudo, pesquisas, debates e elaboração de propostas que impactam positivamente na sociedade.

O tema que norteia as discussões deste ano será 'Saúde Mental do Jovem' e, para ampliar o debate, são propostos os seguintes subtemas: Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental; Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental; e Uso saudável das novas tecnologias. As propostas formuladas nas etapas municipal, regional e estadual são votadas pelos representantes de cada polo e a escolhida será apresentada à Assembleia como “Proposta de Iniciativa Popular”, podendo virar lei.