Câmara apoia projeto de estímulo à leitura na penitenciária de Três Corações

A Câmara Municipal de Três Corações recebeu, na tarde desta quinta-feira (16), a advogada Tatiana Viotti. Ela se reuniu com o presidente da Casa, Maurício Gadbem, o vice-presidente, Werbinho, os vereadores Eder da TNT, Jorge Machado, Ricardinho do Gás e Quati, a diretora geral, Maria Terezinha Teixeira dos Santos, além da ex-vereadora Chica Lodonho.

Tricordiana, Tatiana reside em Brasília, onde é coordenadora da Comissão de Ciências Criminais da OAB do Distrito Federal. Lá ela idealizou o projeto “O Despertar da Autoestima”, cujo principal objetivo é investir na ressocialização de detentos. Segundo Tatiana, a ideia consiste em um exercício de observação que o detento faz sobre si mesmo para identificar aspectos em que precisa evoluir. Também no Distrito Federal, junto ao seu projeto, a advogada acompanhou a iniciativa do Poder Judiciário em promover a remição de penas de detenção através da leitura.

Na reunião desta tarde, na Câmara Municipal, Tatiana apresentou aos vereadores a proposta de executar um projeto semelhante na penitenciária de Três Corações. O objetivo é proporcionar aos detentos a oportunidade de quitar parte de sua pena através da leitura mensal de uma obra literária. A participação no projeto é voluntária. A recomendação do Conselho Nacional de Justiça estabelece que o prazo de leitura de cada obra deve ser de 21 a 30 dias. Depois de concluída a leitura, o detento deve produzir uma resenha, que será corrigida e avaliada por profissionais da área de Letras, com base em critérios técnicos estabelecidos pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Em caso de aprovação, a resenha é encaminhada ao juiz responsável pela execução penal para análise da concessão do benefício. Cada resenha aprovada pode remir até quatro dias da pena.

Antes do início do projeto, deve ser criada uma comissão organizadora que será responsável, entre outras coisas, pela seleção das obras literárias, orientação aos detentos sobre noções de interpretação de texto e elaboração de resenhas, além, é claro, da correção dos materiais produzidos.

A Câmara manifestou apoio ao projeto. Em breve uma comissão de vereadores irá participar de reuniões para a discussão da proposta junto de representantes das áreas de educação e segurança pública do município.