Câmara discute plano de expansão do Instituto Federal do Sul de Minas em Três Corações

O Diretor do Campus Avançado de Três Corações do Instituto Federal do Sul de Minas, Francisco Vitor de Paula, se reuniu, na tarde desta quarta-feira (15), com o presidente da Câmara Municipal, Maurício Gadbem, os vereadores Jorge Machado e Ricardinho do Gás e a diretora geral da Casa, Maria Terezinha Teixeira dos Santos.

Na reunião foram discutidos detalhes do plano de expansão do Instituto Federal em Três Corações, condição essencial para que se possa pleitear a elevação do campus avançado tricordiano à categoria de campus. Esse novo status possibilitaria, entre outras coisas, a abertura de cursos de graduação e a contratação de mais servidores.

Neste sentido os Poderes Legislativo e Executivo Municipais apoiarão o plano, por meio da cessão de uso ao Instituto Federal do prédio da antiga fábrica Atalaia. A reforma da estrutura do local será bancada por recursos liberados pelo MEC. O objetivo do instituto é utilizar o novo espaço para construção de um complexo de atividades esportivas e culturais aberto à comunidade. Lá também serão instalados laboratórios para utilização dos alunos do instituto.

No encontro desta tarde também foram negociadas iniciativas de parceria entre Câmara e Instituto Federal, entre elas a assinatura de um convênio que dará aos alunos do instituto a oportunidade de estagiarem no Legislativo. Outra meta é a assinatura de um termo de cooperação técnica para expandir a relação entre as duas instituições, de modo que trabalhem juntas na viabilização de diversos projetos.

Atualmente o campus avançado de Três Corações conta com 315 alunos matriculados em cursos técnicos integrados (oferecidos em período integral, juntos do ensino médio), técnicos subsequentes e de pós-graduação. Os cursos técnicos são nas áreas de administração, logística, informática, mecânica, enfermagem e segurança do trabalho. Já a pós-graduação consiste em MBA em Gestão Estratégica de Negócios. O número de servidores chega a 42, entre docentes e técnico-administrativos.

Na próxima segunda-feira (20), o diretor do campus avançado do Instituto Federal em Três Corações, Francisco Vitor de Paula, participará da Reunião Ordinária da Câmara, às 18 horas, para explicar o plano de expansão à comunidade. Todos estão convidados a participar.