CPI DA COVID-19: RESUMO DA PRIMEIRA OITIVA

Ontem, quinta-feira, 09 de setembro, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 realizou uma oitiva com o Dr. Jacy Nunes Rodrigues Junior, Presidente do Conselho Municipal de Saúde e do Conselho Curador do Hospital São Sebastião.

Na ocasião, o Juvenil André (Presidente da Comissão), a Juliana Prudêncio (Relatora) e o José Antônio Valin (Membro) estiveram presentes e deram início aos trabalhos. Além deles, a audiência contou com os vereadores: Fabiano Jerônimo (Presidente da Câmara), José Maria de Lacerda e Weverton Aguiar Expedito.

Inicialmente, a testemunha intimada foi informada do compromisso em dizer a verdade. Após, foram solicitadas as informações para identificação do mesmo e, cumprindo o protocolo, os vereadores iniciaram os questionamentos. Segue, abaixo, um resumo adaptado, de algumas das perguntas feitas ao Dr. Jacy:

- O Senhor, como Presidente do Conselho Municipal de Saúde foi convidado a participar das eleições que ocorreram no Hospital São Sebastião? Tem conhecimento se ouve alguma interferência por parte de alguém?

- Qual o cargo o senhor ocupa no hospital atualmente? O que tem que exercer?

- Você pode citar algumas outras coisas que até te incomodam ou que aconteciam e você não tomava ciência? Sendo que você ocupava e ocupa um cargo no Conselho?

- Você sabe por que o Conselho não estava conseguindo documentos?

- Como Secretário do Conselho, o senhor ficou em quais anos? Você tem conhecimento se nesses três anos, as documentações que os conselhos pediam, chegavam?

- Qual seria o papel do Conselho Curador?

- O senhor como membro desse Conselho, três anos e meio, com dificuldades para ter acesso aos documentos? Em algum momento, chegou a acionar o Ministério Público?

Essas e várias outras perguntas foram feitas ao Dr. Jacy. Você pode conferir tudo, inclusive as respostas, na íntegra, através da transmissão ao vivo que foi realizada.

Link da transmissão ao vivo: