VEREADORES REÚNEM-SE COM REPRESENTANTES DA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE

Nesta terça-feira, 06 de julho, os vereadores receberam, através da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o Sr. Marcelo Murad, Secretário Municipal de Meio Ambiente, a Sra. Tatiana Carvalho, Engenheira da Prefeitura Municipal e o Sr. Álvaro Vasconcelos, Arquiteto Urbanista – SEMMA. Também estiveram presentes a Sra. Ângela Azevedo (Arquiteta Urbanista) e o Sr. Allan Kardec (Professor de Química, aposentado), ambos representando a população tricordiana.

O objetivo foi tirar dúvidas sobre os Projetos de Lei: 5371/2021 que “Dispõe sobre a criação do Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil do Município de Três Corações – PGRCC” e o 5372/2021 que “Dispõe sobre a criação da Central de Reciclagem e Distribuição de resíduos sólidos de Mineradoras e Extratoras de Pedras...”

Na ocasião, os vereadores fizeram diversos questionamentos que envolvem a construção civil, as regularizações para que elas ocorram, tiraram dúvidas sobre os descartes de resíduos, pontuaram situações específicas relacionadas aos entulhos no Município, deram sugestões e muito mais.

Prontamente, todos da Secretaria de Meio Ambiente explicaram como funciona o PGRCC, citaram a resolução do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) que traz as classificações dos resíduos e se podem ser reutilizáveis, recicláveis ou não, quais as destinações corretas e citaram as normatizações que abrangem os dois projetos.

Além disso, trataram sobre o Posto de Entrega Voluntário (PEV) que é uma alternativa para o recolhimento de materiais urbanos recicláveis. Também mostraram o funcionamento da triagem que deve ser realizada nas obras que possuem descartes de entulhos e o processo na usina de reciclagem. Portanto, eles apresentaram algumas ideias e os vereadores colaboraram com as respectivas análises.