Vereador tem respostas sobre projeto que prevê a instituição da carteira de identificação do autista

O vice-presidente das Comissões de Saúde, Assistência Social, Segurança Pública e Direitos Humanos e de Educação, Cultura e Esporte, vereador Weber Eugênio de Souza (Werbinho) recebeu um ofício do Executivo em resposta à indicação (244/2019) que havia sugerido que se fizesse a apresentação de Projeto de Lei que "Institui a carteira de identificação do autista (CIA) no âmbito do Município de Três Corações - MG".

A resposta ao vereador sobre a indicação apresenta informações através de um ofício encaminhado pela Secretária de Saúde Gilcilene Buzetti Costa Gonçalves ao Secretário de Governo, Ulisses Ferreira Pinto em que se ressalta o seguinte: “Trata-se de um projeto extremamente oportuno, face a possibilidade de se buscar uma proteção maior e integração social às pessoas com transtorno do espectro autista, bem como ser uma forma de registrar , para acompanhamento, o quantitativo no âmbito municipal”. O ofício sugere apenas alteração em um artigo.

De acordo com informações apresentadas pelo vereador em justificativa à proposta apresentada, hoje são diagnosticadas mais de 150 mil casos de autismo por ano, não sendo fácil reconhecer um autista por características comportamentais. Apenas olhando com atenção percebe-se a falta de interesse sobre assuntos que acontecem ou de quais se falam ao redor. As características são imperceptíveis, podendo ser confundidos com pessoas tímidas.

“Com essas considerações, o Poder Executivo tem visto a necessidade e acessibilidade dos Autistas aos serviços, faz-se a importância do cadastramento e a confecção de um cartão de identificação com informações úteis e necessárias ao atendimento prioritário, que é previsto em lei”, ressalta o vereador.