Plenário da Câmara lota para debate sobre o Rio Verde

A Câmara Municipal sediou o segundo Debate sobre o Rio Verde. O evento foi realizado nesta quinta-feira 22/08 por membros do Coletivo Rio Verde VIVO, que é um movimento que tem como objetivo o de fomentar e qualificar debates sobre a qualidade das águas do rio Verde no Sul de Minas Gerais.

O Plenário ficou lotado com representantes de 22 de instituições governamentais e da sociedade civil. O debate durou cerca de três horas e contou também com a presença do Presidente da Câmara, vereador Helder da Fonseca Reis e os vereadores Eder Augusto Costa, Francisco Carlos Pinheiro, Maurício Miguel Gadbem e Werber Eugênio de Souza, além de prefeitos e presidentes e vereadores de Câmaras da Região.

O mediador do debate, o mobilizador social e jornalista Diego Gazola, um dos membros do Coletivo rio Verde Vivo concluiu o debate chamando a atenção para a relevância do rio para cerca de 500 mil habitantes em 31 cidades banhadas pelo corpo hídrico: “As queimadas na Floresta Amazônica estão para o Brasil, assim como a poluição do rio Verde está para a nossa região. Sem ambos em equilíbrio ambiental, não há qualidade de vida para nenhuma forma de vida, inclusive a humana”, disse.

Na próxima semana o Coletivo rio Verde VIVO divulgará a 2a Carta das Águas do rio Verde com uma compilação das principais informações a cerca do que foi debatido em Três Corações, assim como disponibilizará na integra o vídeo da transmissão, que contou com a tradução em tempo real na linguagem de libras.

O 3o Debate Regional sobre a saúde do rio Verde será sediado por Cambuquira e a previsão é que ocorra no mês de outubro de 2019.

Para mais informações sobre a causa e saber como pode contribuir, acesse: facebook.com/rioverdevivo