Câmara recebe taxistas para debater transporte por aplicativo

Avançando para a fase final da proposta de regulamentação em Três Corações dos serviços de transporte de passageiros, acionado por aplicativo, a Câmara Municipal recebeu, na tarde desta quinta-feira(4/4), taxistas e proprietários de pontos de táxi. Conduzida pelos vereadores Eder da TNT e Werbinho, a reunião teve a finalidade de colher as sugestões dos taxistas para a minuta de decreto de regulamentação dos serviços proposta pela Câmara Municipal.

A reunião de hoje encerrou o ciclo de consultas públicas, junto aos motoristas que trabalham por aplicativo e com os taxistas, para modular o conteúdo da minuta de decreto remetido à Prefeitura e a outras autoridades na semana passada. A publicação que efetiva o decreto é de responsabilidade exclusiva do prefeito.

Os taxistas se mostraram preocupados com a regulação do preço das corridas, tabelado para eles e para os aplicativos não. Eles se mostraram preocupados também com a quantidade de veículos que poderá vir a ser credenciada para operar por aplicativos e com as deficiências de fiscalização do setor, entre outros pontos. Para eles, é urgente a regulamentação do setor, mediante o crescimento exorbitante do serviço clandestino na cidade.

Eder da TNT e Werbinho confiam que a Prefeitura, mediante a minuta de decreto e das sugestões do setor, terá boas condições para, em curto prazo, efetivar a regulamentação dos serviços de transporte de passageiros mediado por aplicativo. "No começo da próxima semana vamos participar a Prefeitura das sugestões colhidas nos últimos dias com os trabalhadores do setor. Com todas essas informações, que cortam de perto a realidade dos serviços por aplicativo no Brasil e em Três Corações, estamos convictos de que a Prefeitura cumprirá seu papel bem e em tempo hábil. Há uma expectativa muito grande por uma manifestação da Prefeitura sobre este assunto", concluiu Eder da TNT.

Na última terça-feira, os vereadores Eder da TNT e Werbinho receberam também representantes dos serviços de transporte individual de passageiros que atuam em Três Corações. Foi a terceira reunião com o grupo desde o começo de março, em torno da regulamentação do serviço na cidade.

Para Werbinho, a regulamentação dos serviços por aplicativo está próxima de se concretizar, “aqui na Câmara, nós acreditamos que todas as partes envolvidas têm interesse na regulamentação. Os profissionais do transporte para combater a clandestinidade, a Prefeitura por uma questão de arrecadação e de organização da cidade. Os transportes coletivo e individual de passageiros são soluções de mobilidade  definidas como prioritárias em nosso Plano Diretor. Quero agradecer aos vereadores Dinho Caminhoneiro, Dr. Helder, Ricardinho do Gás, Eder da TNT e Maurício Gadbem pelo apoio neste importante debate.”