Secretários prestam esclarecimentos à Comissão de Saúde

Os Secretários Municipais de Saúde Gilcilene Buzetti Costa Gonçalves e Rachid Gadbem Neto (Adjunto) estiveram presentes na Câmara Municipal na tarde de quarta-feira (0304) para participar, a convite dos vereadores, da reunião da Comissão de Saúde, Assistência Social, Segurança Pública e Direitos Humanos. Eles prestaram esclarecimentos de ações de responsabilidade da secretaria,  conforme solicitado em outras reuniões.

A Comissão de Saúde, Assistência Social, Segurança Pública e Direitos Humanos, é formada pelos vereadores Maurício Miguel Gadbem (presidente), Werber Eugênio de Souza (relator). Participaram também da reunião, o vereador Eder da TNT e os vereadores sêniores Jacy Nunes R. Júlio, Otávio Pereira Arantes, Paulo Antônio Simão Tavares, o Diretor Legislativo Neander Oliveira e  assessores de gabinetes.

A Secretária Gilcilene informou aos vereadores que o sistema de marcação de exames, que apresentou problema semana passada, já foi solucionado.  Informou ainda que o Cartão Saúd,e a ser fornecido para pacientes que são atendidos no Centro de Saúde Santa Fé, já está disponibilizado conforme determinado em Lei, aprovada pela Câmara.

Gilcilene informou ainda, durante reunião, que Três Corações, até o momento, não tem nenhum caso confirmado de dengue e esse resultado, segundo ela, vem de um intenso trabalho de dois anos da Vigilância de Saúde que, em parceria com a Secretaria de Obras, tem feito mutirão de limpeza pelos bairros da cidade: “Temos apenas um caso da doença, mas que é importado”, afirmou.

Em relação à Campanha da Gripe, a Secretária de Saúde adiantou que o dia D está marcado para 04 de maio, sendo que na zona rural a campanha já começa dia 10 de abril. Ela aproveitou para divulgar que  será realizada no próximo sábado, 06 de abril, a Caravana da Saúde no bairro Nova Três Corações. Além de atendimentos como aferição de pressão, testes rápidos de algumas doenças como Aids, haverá mutirão de limpeza e atendimento específico da Secretaria da Fazenda com informações sobre o IPTU.  Outra notícia que foi dada aos vereadores pela Secretária é de que, além da contração de pediatras com atendimento 24 horas no Hospital São Sebastião, o Centro de Especialidades Médicas conta agora com um médico pneumologista.

Os vereadores ainda fizeram alguns questionamentos à Secretária, como, por exemplo, sobre o recurso devolvido pela Câmara ano passado e que foi prometido ser repassado ao hospital. Gilcilene afirmou que o repasse ainda será feito a partir de um plano de trabalho existente.

A comissão solicitou ainda que os  médicos, que atuam em Três Corações, possam ter acesso, pelo menos uma vez por mês, de uma lista atualizada pela Secretaria de Saúde do estoque de medicamentos fornecidos na farmácia, para facilitar quando na indicação ao paciente.

O presidente da Comissão,  vereador Dr Maurício reivindicou que fosse disponibilizado pelo município um atendimento psicológico para casos de eminência de suicídios, vinculado ao programa municipal de combate ao suicídio, conforme lei aprovada na Câmara: “O suicídio é a segunda maior causa de morte entre pessoas de 14 a 29 anos”, afirmou o vereador, que é médico psiquiatra e autor da Lei Municipal de Combate ao Suicídio.

O vereador Eder da TNT aproveitou e solicitou à Secretária informações sobre o piso salarial dos agentes municipais de saúde conforme determinado por uma lei federal.