CÂMARA APRESENTA SOLUÇÃO PARA REGULARIZAR O USO DE TÁXI POR APLICATIVOS

Após reuniões com taxistas e choferes que operam por aplicativo em Três Corações, a Câmara Municipal, através dos vereadores Werbinho e Eder da TNT, apresentou às autoridades tricordianas uma proposta de regulamentação dos serviços de transporte individual por aplicativo. O decreto elaborado e sugerido pelos vereadores se baseia em normatizações vigentes nas capitais brasileiras.

Desde o começo deste ano, cresceu muito na cidade o uso de transporte por aplicativo. Com o aumento da oferta, se intensificou também a presença de carros clandestinos operando em Três Corações. Mediante o cenário, tanto os taxistas como os choferes que trabalharam com aplicativos passaram a cobrar da Prefeitura a regulamentação dos serviços de aplicativo na cidade.

Para os taxistas, é urgente regulamentar os aplicativos para que estes serviços tenham que se submeter às condições burocráticas e fiscais que regulam o transporte individual de passageiros em Três Corações. Já os choferes que operam por aplicativo têm interesse na normatização para legitimarem sua atuação nas ruas e para limitar o tamanho do mercado local.

A presença crescente de transporte clandestino nas ruas vem provocando bate-bocas cada fez mais frequentes e que podem resultar de violência, com riscos para motoristas e passageiros. Os táxis clandestinos costumam usar a marca de aplicativos, como o Uber, mas os clientes, para chamá-los, ligam para um telefone celular ou Whatsapp. Serviços que operam assim são totalmente irregulares e devem ser evitados pelos passageiros.

Por conta dos episódios de agressividade nas ruas, os vereadores Eder da TNT e Werbinho encaminharam o decreto de regulamentação a todas as autoridades tricoridanas com responsabilidade sobre o trasnporte individual de passageiros. O propósito é sensibilizá-las para a urgência do problema. Além de representantes de taxistas e choferes de aplicativo, receberam cópia do decreto nesta quarta-feira (27) o Ministério Público de Minas Gerais, a Prefeitura, o Departamento de Trânsito da Prefeitura, as polícias Militar e Civil e o Sindicato dos Motoristas. A efetivação do decreto depende exclusivamente do prefeito.