CPI da Iluminação Pública volta a se reunir na Câmara

Na tarde desta segunda-feira (18/3), aconteceu na Câmara de Vereadores a primeira reunião de 2019 da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Iluminação Pública. A CPI da CPI, como é conhecida, investiga supostos abusos da Prefeitura na arrecadação e na aplicação da Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (CIP), cobrada nas contas de luz e no IPTU dos tricordianos.

Os vereadores decidiram sobre três assuntos fundamentais para o andamento das investigações. O primeiro deles foi o pedido à Mesa Diretora para a contratação de uma auditoria contábil-financeira para estudar 9 caixas de papéis com informações sobre o manejo da CPI nos anos de 2014 a 2018. Outro tópico importante foi a formalização de um grupo de assessoria jurídico-administrativa, formado por servidores da Câmara, para colaborar com a relatoria da comissão. Os vereadores aprovaram, também, um pedido de prorrogação de prazo, por 120 dias, para assegurar o bom fechamento do relatório.

Criada em dezembro do ano passado, a CPI da CIP surgiu para aprofundar a investigação de um suspeita apresentada ao Ministério Público do Estado de Minas Gerais, no final de 2016, pelo vereador Maurício Gadbem . De acordo com dados do Inquérito Civil aberto pelo MPMG para apurar o caso, a Prefeitura teria arrecadado cerca de R$6.000.000,00 além do necessário para custear os serviços, apenas nos anos de 2014 e 2015.

A CPI da CIP é presidida pelo vereador Dinho Caminhoneiro, tem como relator o vereador Eder da TNT e como membros os vereadores Werbinho, Ricardinho do Gás, Fabiano Quati, Carlos Pinheiro e Jorge Machado.